domingo, 9 de agosto de 2009

Rebordosa

Isto já merecia um texto!
Há quem pense que é uma aldeia, outros ainda pensam que é mais uma das terras de Paços de Ferreira “à bera dos ciganos”, outros ainda se dão ao trabalho de repetir Rebordosa vezes sem conta com medo de se esquecerem.
A verdade é que Rebordosa (este nome que o meu computador teima em denuncia-lo como erro com aquela linha vermelha toda às curvas) é uma cidade, só de nome, é verdade, mas é; não pertence à capital do Móvel, ou antes, pertence a Paredes; e não é preciso perder muito tempo em decorar, basta perguntarem-me a onde estão, que eu relembro, Rebordosa.
Não me perguntem se esta terra tem bombeiros voluntários (por acaso até tem), hospital, cafés com wireless, tascas do tio Carlos ou até mesmo sexShops (por acaso acho que não tem), mas tem a tasquinha da Lininha. Eu explico!
(peço desculpa pela demora, mas tive que ir fazer “três sandochas com queijo e fiambre” para três homens de fato macaco, “fazer a conta de quatro pães, 3oogramas de miolo de camarão, um pimento e 2 iceteas daqueles a 65 cêntimos”, são coisas que demoram!) onde é que ia? Na tasca da Lininha!
Na tasca da Lininha, passa a “Carrolina”, a “Rosa do Pita”, “Lena do Rendeiro”, “Irene do Manca” , “Lucinda da Pedra!, e para não falar daqueles que pedem 3 “pões” ou “moletes”!
Na tasca da Lininha temos um posto de turismo, o francês é o nosso forte; não nos esquecemos dos mais desfavorecidos, e abrimos um posto de solidariedade, levam pão com queijo e um iogurte da Cléser; como estamos em maré de crise, e o psicólogo não abre épocas de saldo, na tasca da Lininha temos o posto do desabafo, quer contar a vida da vizinha? O seu marido está em Espanha e não lhe manda o que é preciso? Desabafe connosco! Estamos a pensar seriamente em abrir um posto de “calotes” e concorrer ao Guiness, mas estamos em negociações, ainda só temos 30 nomes na lista, e são precisos 31! Ainda vamos conseguir!
A tasca da Lininha, não é para todos, só para quem já sabe onde fica Rebordosa!

Um comentário:

  1. Cada terra tem o que merece. Alguns locais são conhecidos como "terra de encanto", "terra do vinho", "terra do amor" e por adiante. Outras ficam-se pelo "terra do Cândido Barbosa".

    ResponderExcluir